quinta-feira, 19 de abril de 2012

Os primeiros dias (semanas e meses eheh) com o nosso baby;)

Eles nascem e tudo que conheciam até então.... desaparece!!
Surgem luzes, barulhos, pessoas, cores, vozes, leite?!, banho, roupas.... ui.... eles não conheciam nada disso! Apenas conheciam um sítio quente, confortável, um encaixe perfeito para o seu micro tamanho;)
Mas, de repente, puft! Surgimos nós todos e tudo que nos rodeia!!

E como se comunicam eles conosco?? Através do choro!! E quando choram, nós (quais pais galinha) vamos logo atender ás suas necessidades... Mas ás vezes esse choro é tão constante, tão intenso, tão "imparável" que quase temos contade de os acompanhar no choro!

É normal... estamos cansados, é tudo novo, os horarios mudam, as prioridades mudam, a vida toda toda muda!! Mas.... eles não têm culpa e nem sabem comunicar de outra forma. O choro pode ter várias "origens" tais como fome, dor, sono, incómodo, saudades!, falta de estimução, excesso de estimulação, frustração..... e por aí fora... Os bebés não sabem dizer "tenho a fralda suja" ou "tenho fome" ou "dói-me a barriga" e por isso, choram e choram e...choram! Uns mais, outros menos, uns muito e outros quase nada, pois são seres humanos e cada um é como é.

Não desespere;) a calma é e sempre será a nossa maior aliada!! Claro que pensa "já tentei tudo e ele não se acalma" mas vai chegar a um dia que vai perceber o seu baby, vai saber o que o incomoda, os cheiros que não gosta, os sons que o assustam, a luz que o incomoda... e tudo isto é tão novo e o sistema nervoso dele ainda está numa fase tão precoce que tudo provoca o choro;)

Sorria para ele, tenha calma, dê mimo (não se precipite com medo das manhas de colo e de mimo... eles são pequeninos tão pouco tempo e não há nada que mais mereçam do que mimo, muito mimo e carinho e afecto e um Mundo feliz á sua volta;) )

Aqui ficam alguns conselhos de como acalmá-lo: (a serem praticados um de cada vez, claro, e alguns bebés reagem a uns e outros a outros;P)

- fale com ele calma e docemente - a voz da mãe é dos mais poderosos calmantes para um bebé e dá-lhe confiança!

- segure-o na forma vertical e contra o seu peito de maneira a que a sua cabeça fique á altura do seu peito e ele possa ouvir o seu coração bater e, assim, acalmar-se.

- toque, abrace-o, enrole-o numa mantinha e faça-o sentir-se de volta ao seu ventre, embrulhe-o bem apertadinho, e segure-o bem contra si....esse aconchego faz verdadeiro milagres!! ;)

- mostre-lhe o Mundo - se ele está aborrecido experimente "pô-lo á janela", ou seja, pegue nele ao colo de costas para si, com uma mão debaixo do bumbumzinho dele e outra á volta do peito;)

- novidades -  mostre-lhe um brinquedo novo, uma música nova, um espelho ás vezes faz milagres para o distrair do seu próprio aborrecimento e mau humor ;)

- andar de carro - verdeiro milagre!! o movimento constante e barulho do motor vão acalmá-lo e muitas vezes, adormecê-lo ;)

- emita barulhos rítmicos, ligue o secador de cabelo, aspirador, aninhe-o no seu colo e deixe-o chuchar no dedo ou na chupeta

- e o mais importante de todos, nunca perca a calma;) por mais dificil que seja porque se a perder, o seu bebé vai sentir e ainda mais nervoso vai ficar e assim começa um ciclo vicioso pois quanto mais nervoso ele ficar, mais nervosa fica a mãe (ou pai) e a serenidade procurada fica mais dificil de alcançar;)

Sem comentários:

Enviar um comentário